Ao lermos as histórias dos evangelhos, descobrimos não apenas como Jesus era, mas também como ele é agora. Descobrimos não apenas como ele se relacionava com o seu povo à época, mas também como ele se relaciona com o seu povo hoje.

• Àqueles que sofrem com a perda, Jesus diz: “Não chorem” (Lc 7.11–17)
• Àqueles que sofrem com a vergonha, Jesus diz: “Vão em paz” (Lc 7.36-50; 8.42–48)
• Àqueles que sofrem com a ansiedade, Jesus diz: “Não tenham medo” (Lc 8.40-56)

Como Jesus se relaciona conosco? Ele se compadece de nós em nossas fraquezas e se compadece de nós em nossas tentações.

COLOCANDO EM PRÁTICA
Como experimentamos Cristo? Lembramo-nos de que Jesus ainda possui um corpo humano e ainda se lembra de como é a vida na terra. Jesus sabe como é ser você. A única diferença é que agora ele tem a capacidade de se compadecer com todos aqueles que são seu povo.

Em si mesma, a compaixão de Cristo não muda as circunstâncias que você enfrenta. Mas ela garante que você não precisa enfrentá-las sozinho. Jesus é por você em suas lutas, até mesmo em suas lutas contra a tentação. Ele não olha com desdém, esperando que você estrague tudo. Ele olha com compaixão. Ele sabe como é. Ele entende. Ele é por você.

O puritano William Bridge escreveu: Certifique-se de que você pensa corretamente acerca de Cristo, do modo como ele satisfaz as necessidades de sua circunstância e do modo como ele é apresentado no evangelho […] As Escrituras apresentam a pessoa de Cristo de forma que o tornam muito amável a pobres pecadores:

• Você é acusado por Satanás, pelo mundo ou por sua própria consciência? Ele é chamado o seu Advogado.
• Você é ignorante? Ele é chamado o Profeta.
• Você é culpado de pecado? Ele é chamado Sacerdote e Sumo Sacerdote.
• Você é afligido por muitos inimigos, interior e exteriormente? Ele é chamado Rei, e Rei dos reis.
• Você está em veredas tortuosas? Ele é chamado o seu Caminho.
• Você tem fome ou sede? Ele é chamado o Pão e a Água da Vida.
• Você tem medo de cair e ser condenado no último dia? Ele é nosso segundo Adão, nosso representante, em cuja morte nós morremos, aquele que satisfez tudo o que Deus requeria de nós.

Assim como não há nenhuma tentação ou aflição para a qual não haja alguma promessa especialmente
apropriada, também não há nenhuma circunstância para a qual não haja um nome, um título ou um atributo
de Cristo especialmente apropriado.4
Pense em qualquer desafio que você enfrente ou necessidade que sinta. Então, identifique algum nome,
título ou atributo de Cristo que lhe seja especialmente apropriado, ou uma história dos evangelhos que exemplifique
a atitude de Cristo para com pessoas em condição semelhante à sua.

AÇÃO
Em qualquer luta que enfrentar esta semana, pense em Jesus olhando para você com compaixão (e não com desaprovação).
Uma manhã de segunda-feira na vida de Marcos e Emanuela
Em casa, Emanuela está conduzindo os filhos até a porta. Um, dois, três. Ela se lembra de Rosa. Quatro.
Todos os dias ela se lembra de Rosa, a quarta filha deles, nascida com uma malformação cardíaca e falecida aos três meses. Ausente, contudo sempre presente. Dois anos depois, Emanuela ainda sofre com a perda. É doloroso. Dói até mesmo aqui, na porta de casa. “O tempo vai sarar”, disseram-lhe. Ela sabe que as pessoas estavam tentando ser positivas. Mas ela não quer “ser positiva”. Às vezes, tudo o que ela quer é chorar.
Emanuela pensa em Jesus chorando com Maria após a morte de Lázaro. “Ele não fez um discurso para Maria. Ele apenas chorou com ela. Jesus sabia o que ela sentia. Afinal, Lázaro era seu amigo”. Emanuela pensa nos amigos que choraram com ela. Aquilo fora confortador. Mas as pessoas pararam de falar sobre o assunto.
Ninguém realmente sabe a dor que ela ainda sente. “Ninguém?” Seus pensamentos se voltam de novo para Jesus. Ela estava falando de Jesus como se ele pertencesse apenas ao passado. Ela pensa em Jesus no céu, olhando do alto para aquele lar. Será que Jesus enxerga o seu coração partido? Sim, certamente ele o faz. Será que ele se compadece de Emanuela como fez com Maria? Jesus disse: “Eis que estou convosco todos os dias”. “Não estou sozinha”, Emanuela diz a si mesma, “nem mesmo nesta tristeza que ninguém mais vê”.

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
• Imagine Jesus olhando do céu para você. Que expressão você acha que há em seu rosto?

• Considere três histórias dos evangelhos. Em cada uma delas, pergunte a si mesmo: “O que esta história, estas
palavras, este milagre me mostram sobre Jesus e o modo como ele se relaciona com pessoas como eu?”.

• Que situações o fazem sofrer com a perda, a ansiedade ou a vergonha? Que diferença faria ouvir Jesus dizer: “Não chore; vá em paz; não tema”?

• Que aspecto do caráter ou da obra de Cristo se adequa de modo especial às suas atuais preocupações?

Guia de Estudo EXPERIMENTANDO MAIS DE DEUS, por Tim Chester - Editora Fiel

Aplicativo Boletim Terceira Igreja

Fique informado sobre tudo o que acontece na Terceira Igreja, onde quer que você esteja. Através do nosso aplicativo você será notificado sobre as atividades que estão acontecendo, novidades e mensagens, além disso, você tem na palma da mão pastorais para sua edificação, estudos bíblicos, informações missionárias,  chat, motivos de oração e um contato rápido e prático com a igreja e os usuários do app. 

Disponível para Android
na Google Play

Acesse nossos canais, se inscreva e compartilhe!

  • 31 3278-1644
  • Rua Uberlândia, 620 • Bairro Carlos Prates
    Belo Horizonte • MG • CEP 30.710-230