Como Cristo se relaciona conosco agora? Ele se assenta no céu em nosso favor. Ele é nossa garantia de um lugar com Deus. Sua obra na cruz está completa. Mas ela continua falando. Sua obra fala ao Pai como um sinal
permanente de que o preço do pecado foi pago de modo cabal. E fala a nós, com uma mensagem de conforto quando somos assaltados pela dúvida.
Respondemos ao vermos Jesus no céu em nosso favor. Desistimos de nossas tentativas de removermos nossa própria culpa, estabelecermos nossa própria identidade ou provarmos algo a nós mesmos. Em vez disso, descansamos em sua obra consumada. Seguimos Jesus pela fé e nos achegamos com confiança junto ao trono de Deus.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Experimente o “bendito escambo” de John Owen. Repasse em sua mente o último dia ou semana. Faça uma lista mental de todas as coisas que você deveria fazer, e não fez, e das coisas que fez, e não deveria ter feito. Pense nos seus pecados cometidos em pensamentos, palavras e obras. Então, entregue-os a Jesus. Imagine-os pregados na cruz vazia. Ponha-se aos pés da cruz e diga: “Jesus foi moído pelos meus pecados”. E, enfim, receba dele o amor, a vida, a justiça e a paz.
AÇÃO
A cada dia nesta semana, separe algum tempo para pensar naquilo que você fez para impressionar os outros. Então ouça as palavras: “Está consumado”.
Uma manhã de segunda-feira na vida de Marcos e Emanuela
Marcos fecha os olhos de novo e tenta viajar, em sua imaginação, para um lugar bem distante do seu vagão lotado. Ele está prestes a mergulhar nas águas azuis de uma lagoa tropical, quando alguém derrama chá por toda a sua camisa. Ele pragueja, mas, imediatamente, enrubesce. Não apenas porque chá quente escorre por sua barriga, mas porque está envergonhado. “Eu sinto muito. Muito mesmo. É o atraso, o ter de ficar em pé. Eu normalmente não sou tão mal humorado”. A moça, segurando o que sobrara do seu chá, está igualmente envergonhada. “Não, não, a culpa é minha”, ela diz enquanto se espreme entre as pessoas e desaparece.
Ele havia praguejado. Em alta voz. “De onde veio isso?”, ele se pergunta. Mas imediatamente a resposta lhe ocorre: “Do meu coração orgulhoso e egoísta”. Ele pensa no sermão do dia anterior. “Não há nada digno em mim”, pensa, “mas Cristo é mais do que digno”. Ele pensa em Cristo assentado à direita de Deus. “Cristo pôs tudo em ordem”, ele diz. Em alta voz. Algumas cabeças viram-se confusas. Marcos finge tossir. E então ri para si mesmo. Cristo está no céu em seu favor.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
• O que você acha desafiador na vida cristã? De que maneira Jesus já efetuou aquilo que ele requer de você?
• Liste tudo o que você faz para receber a aprovação de Deus ou para impressionar outras pessoas… E então faça um grande xis por todo o papel e escreva “Está consumado!”.
• Como viveremos se pensarmos que temos de merecer a aprovação de Deus? Como viveremos se estivermos confiantes de que temos a aprovação de Deus em Cristo?
• Em que situações você fica super ocupado? Quais medos o levam a se ocupar excessivamente? Como o fato de Cristo estar assentado no céu, governando do céu, acalma o seu agitado coração?