Se eu lhe perguntasse qual foi a última vez em que você experimentou o poder do Espírito, não sei como você responderia. Talvez você pense: “Não tenho certeza se consigo me lembrar de ter jamais realizado um milagre
ou falado debaixo de alguma unção”. Porém, deixados à própria sorte, estaríamos vivendo para nós mesmos em orgulhosa rebeldia contra Deus. Assim, todo o bem que fazemos é feito no poder do Espírito.

Em cada tentação, você pode desfrutar da vida do Espírito. Pode engajar-se na batalha com uma percepção consciente de dependência do Espírito. Pode conhecer o poder do Espírito à medida que resiste à força dos seus desejos pecaminosos. Tudo o que você precisa fazer é dizer “não” ao pecado e “sim” para Deus.

COLOCANDO EM PRÁTICA
Suspeito que alguns de nós não “sentimos” a obra do Espírito porque não estamos na linha de frente — não estamos na linha de frente da batalha contra o pecado nem da batalha pela missão.

Imagine que esteja dirigindo um pequeno carro, cujo motor mal consegue ultrapassar 50 km/h. Então, certo dia, alguém o presenteia com um carro novo e potente, com um grande motor turbinado. Uma semana depois, você espanta as pessoas ao dizer: “Na verdade, não notei tanta diferença”. Mas elas descobrem que você nunca dirigiu acima de 50 km/h. Você tem este novo carro capaz de acelerar de zero a 110 km/h em três segundos, mas não repara a diferença porque jamais pisou fundo no acelerador. Alguns de nós não “sentimos” o poder do Espírito porque nunca pisamos fundo no acelerador. Não torne a sua vida tão segura ao ponto de nunca ter razão para notar a obra do Espírito.

Como vivemos em comunhão com o Espírito Santo? Dependemos dele. Esperamos que ele opere. Se você deseja ver o Espírito operando em sua vida, então tente fazer coisas que sabe não ser capaz de fazer sem o auxílio dele. Tudo o que fazemos para Deus é feito com o socorro do Espírito, quer sintamos isso quer não.

Mas se você deseja sentir o socorro do Espírito, então tente realizar coisas que pensa estarem acima de suas forças. Não reclame de que Deus não faz nada de emocionante em sua vida se você nunca tenta algo além da sua zona de conforto.

AÇÃO
Assuma algum risco para Deus esta semana.
Pode ser convidar um vizinho para ir à igreja; declarar sua fidelidade a Cristo no seu local de trabalho; oferecer-se para orar com um descrente; ser extravagantemente generoso com o seu tempo ou dinheiro — algo que o faça sentir sua dependência do auxílio do Espírito.

Uma manhã de segunda-feira na vida de Marcos e Emanuela Emanuela está em pé no parquinho, conversando com outras mães enquanto Pedrinho a puxa pela blusa. “Você soube de Roxana? Sabe, a mãe de Jacó? Bem, eu ouvi dizer que…”. Emanuela não soube de nada. Mas quer saber. Um pouco de fofoca para aquecer sua manhã. Um pequeno escândalo para fazê-la sentir-se superior. Ela se aproxima para poder ouvir melhor. “Não”, ela diz a si mesma. “Não se aproxime. É uma má ideia”. Ela retrocede. Era mesmo uma má ideia? Que mal poderia haver em só uma fofoquinha? Aquilo a distrairia naquele dia tedioso. Mas Emanuela pensa na Palavra de Deus. Ela pensa na graça de Cristo que lhe foi dada. Ela quer demonstrar a mesma graça para outros. “Desculpem-me”, ela grita olhando para trás, “preciso ir embora”. Ninguém se dá conta. Estão todas amontoadas em torno do último boato.
Ela sorri. Acabara de dizer não à tentação. Então faz uma retrospectiva de alguns anos atrás. Em sua antiga vida, ela fora conhecida como “a Rainha da Fofoca”. Mas não mais. Não desde que se tornou cristã. É claro que ela ainda é tentada a fofocar. Mas algo mudou. É uma daquelas coisas que não se percebe todos os dias — como o fato de Pedrinho estar crescendo. Ao olhar para trás e relembrar os últimos meses, ela pode ver o Espírito Santo operando em seu coração. “Deus está me mudando”, Emanuela pensa. “Uau!”

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
• Que perigo você mais corre: o de esperar a glória dos céus agora ou o de esperar muito pouco do Espírito?

• Pense em algumas das maneiras pelas quais você não mais deseja o pecado, bem como algumas das maneiras pelas quais agora deseja agradar a Deus. Cada uma delas é uma obra poderosa do Espírito em sua vida.

• Houve algum momento recente no qual você sentiu a necessidade do auxílio do Espírito? Quais as evidências em sua vida de que você depende de Deus?

Guia de Estudo EXPERIMENTANDO MAIS DE DEUS, por Tim Chester - Editora Fiel

 

Aplicativo Boletim Terceira Igreja

Fique informado sobre tudo o que acontece na Terceira Igreja, onde quer que você esteja. Através do nosso aplicativo você será notificado sobre as atividades que estão acontecendo, novidades e mensagens, além disso, você tem na palma da mão pastorais para sua edificação, estudos bíblicos, informações missionárias,  chat, motivos de oração e um contato rápido e prático com a igreja e os usuários do app. 

Disponível para Android
na Google Play

Acesse nossos canais, se inscreva e compartilhe!

  • 31 3278-1644
  • Rua Uberlândia, 620 • Bairro Carlos Prates
    Belo Horizonte • MG • CEP 30.710-230